Tirando as fraldas do bebê

Tchau cocô!!!

Olá!!! Hoje aconteceu algo que me deixou muito feliz e rendeu a maior festa e comemoração aqui em casa! A Jujú, com 1 ano e 9 meses, fez seu primeiro xixi no piniquinho!!!!! Foi tão emocionante como quando ela disse mamão pela primeira vez!!!!

Ela sempre me pede para fazer no piniquinho, mas nunca tinha feito de verdade, mas hoje quando eu percebi que ela ia fazer cocô na fralda, perguntei se ela queria fazer no pinico, ela disse que sim como sempre faz, qdo tirei suas fraldas, o cocô já havia sido feito, mas coloquei ela mesmo assim sentanda no pinico, aí ela até tentou fazer mais cocô, e assim fez o xixi!!! Ai gente, quem já passou por isso sabe o pq da minha alegria!!!

Bom, isso fez com que eu tivesse a idéia de postar sobre o assunto aqui, e pedir a vocês leitoras que nos contem suas experiências e assim deixando suas dicas também, pois sempre são muito bem vindas!!!



Encontrei a matéria abaixo no site: www.revistacrescer.globo.com


Espero que ajude!!!

Você ainda está pensando em tirar as fraldas do seu filho de dois anos? Para algumas famílias norte-americanas que colocam bebês com menos de 1 ano sentados no vaso sanitário, você está atrasado. Lá, coerente com o modo de viver competitivo da sociedade, quanto mais cedo a criança aprender a usar o toalete, melhor. Com isso, os bebês se livram das fraldas enquanto ensaiam os primeiros passos. O médico Barton D. Schmitt publicou um estudo mostrando que 50% dos bebês no mundo aprendem a usar o banheiro antes de completar 1 ano. Aqui no Brasil, ainda bem, não temos iniciativas parecidas. 

Para os médicos brasileiros uma criança com menos de 1 ano e meio não tem nem maturidade fisiológica nem psicológica para sair das fraldas. Adiantar esse treinamento não traz benefício algum para o bebê. "Você pode até condicioná-lo a usar o toalete, mas não significa que ele entenda o que está fazendo", afirma o pediatra Roberto Bittar. Quem sai das fraldas antes do tempo pode apresentar desde problemas orgânicos, como fazer cocô na roupa ou em lugar inapropriado (encoprese), até emocionais, como baixa auto-estima. "Nessa idade, a criança está muito vulnerável à percepção externa sobre a própria imagem. Imagine se ela está sem fralda, porque a tiraram antes do tempo, e faz xixi na roupa? Vai ser motivo de vergonha e constrangimento. Podendo até gerar bloqueios emocionais sérios", diz a pediatra Maria do Carmo Barros de Melo. Por isso, o melhor é respeitar o desenvolvimento do seu filho e ter paciência nesse processo. 

Não se precipite. "Só comece o treinamento do seu filho se você perceber que ele está maduro. Assim, o aprendizado tem mais chances de acontecer com tranqüilidade, apesar das trovoadas", diz a pediatra Gelsomina Colaruso Bosco. Como saber se chegou a hora? As crianças costumam deixar a fralda do dia, em média, a partir dos 2 anos e meio. Na prática, seu filho dá sinais de que está pronto se demonstra desconforto ao sujar a fralda ou avisa quando fez xixi ou cocô. Se esse tempo não for respeitado, corre-se o risco de enfrentar quilos de roupas molhadas na lavanderia por meses a fio.

Bom pessoal, o que eu entendo é que nunca devemos apressar, criticar, e principalmente nos desesperar. O negócio é respeitar o tempo dos nossos filhos sempre os incentivando, mas sem colocar muita pressão, para que não crie uma situação de pânico, especialistas dissem que tirar as fraldas da maneira errada pode acarretar muitos danos psicológicos às crianças. Esse assunto acredito que vai ainda render outras postagens, conto com a colaboração de todas.

Obrigada e Patti beijos!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela Visita Orçamentos no Formulário, Bjosss!!


up